Pense bem antes de usar uma copiadora em seu negócio

A nova era das impressoras, copiadoras e scanners

Até pouco tempo atrás se você precisasse fazer muitas impressões de qualidade você precisaria de uma daquelas copiadoras parrudas (máquinas de Xerox, como costumam chamar) para dar conta do recado, não é?
Eu mesmo quando iniciei um negócio contratei um serviço de aluguel de uma destas máquinas. Não era parruda, mas era uma “xerox”. Era uma multifuncional 3 em 1 à laser da marca Brother. Muito boa por sinal. Impressora (preto e branco), copiadora e digitalizadora (scanner).
Havia uma franquia mensal que dava direito a 3 mil impressões por período, incluindo também a troca de tonners e manutenção, caso fosse preciso. Eram cerca de R$250,00/mensais. Como todo negócio iniciante, o uso não era tão intenso à ponto de usar toda esta quantidade de impressões.

Errar é humano!

Só que eu nem havia pensado que eu já tinha o equipamento que precisava: uma impressora Epson tanque de tinta que fazia a mesma coisa. E ainda tinha conexão wi-fi e imprimia colorido (Dahhh q burro!).
Daí você vai pensar: “mas o custo por impressão com tinta é mais caro do que tonner”, “Ela não é laser”,  “E tem a manutenção..Não vale a pena!”…Engano seu! (E meu também..RS!)
Fui pra a planilha e comparei os custos mensais das duas, as vantagens e desvantagens…e quem ganhou foi a…Impressora Epson! (acredite!).
Claro que estou me referindo aqui não uma realidade de uma empresa que tem mais de 10 funcionários com impressões constantes. Ainda sim se fosse um pouco maior que isto me arrisco a dizer que pode ser viável, viu! Pois o importante de tudo é entender o cenário de uso deste equipamento. E para isto não há uma regra.
No dia seguinte cancelei o contrato com a fornecer do serviço e pedi o recolhimento da máquina de “xerox”.
Até hoje, comprar um novo cartucho para alguns modelos é quase comprar uma nova impressora. E detalhe: sem praticamente imprimir nada. E quando não imprimia nada porque o cartucho secou??? E lá vai dinheiro pelo ralo!
As fabricantes perceberam finalmente que as pessoas precisavam de um equipamento que não proibisse o uso pelo custo por impressão. Tanques individuais de cores facilitam comprar a tinta que mais precisam para o reabastecimento.
Antes havia cartuchos de aproximadamente 5ml por volta dos 100 reais no mínimo. Agora é possível comprar garrafinhas de 40ml por cerca de 50 reais, cada cor. É 10x mais tinta por metade do preço.
E fora que ainda é possível comprar garrafinhas genéricas de qualidade por 25 reais. Já usei as duas e deu tudo certo. Mas você tem que conhecer a marca. Se já está economizando, melhor ficar com a original pois o equipamento já é preparado para este.
Manutenção??  Só tive uma vez que trocar a bandeja onde fica a espuma de suporte do cabeçote de impressão. Foi muito barato e fácil.
E vou lhe dizer…imprime MUUIITTOOO! Já imprimi mais de 1500 folhas em preto com um único reabastecimento. Sem contar o colorido que não usava tão intensamente.  E também posso imprimir diretamente do celular, digitalizar sem usar o computador, e outras coisas legais…Surpreendente!
Então você que pensou em uma máquina de xerox a laser mega, ultra blaster para o seu negócio….repense!
Avalie a sua necessidade. Você pode fazer muito mais gastando muito menos.
Mas isto vou deixar para outro post. Caso queira saber mais, deixe sua mensagem nos comentários.
Sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas